Como montar o seu negócio

Tudo começa com uma IDEIA. No entanto, nem todas as ideias dão bons negócios. Assim a primeira fase do processo de montar o seu negócio é analisar com o maior detalhe possível a sua IDEIA.

Algumas ideias já foram testadas no mercado, quer num modelo igual ou próximo. Outras existem ou existiram noutras localidades, regiões ou países.

Na análise da IDEIA é recolher informação sobre os seguintes items:

1. Informação sobre o mercado

    1.1. Quem são os potenciais clientes?

    1.2. Quem são os concorrentes?

    1.3. Quais as vantagens do meu produto/serviço?

    1.4. Existem produtos substitutos?

    1.5. Qual a dimensão que estimo para o mercado?

    1.6. Crescimento previsto de adesão dos clientes à IDEIA?

    1.7. Quais os factores que considero crítico no produto para o cliente?

        1.7.1. Qualidade

        1.7.2. Imagem

        1.7.3. Preço

        1.7.4. Serviço

    1.8. Como vou distribuir o produto?

    1.9. Existem barreiras à entrada neste mercado?

    1.10. O que impede de outros copiarem a minha ideia?

 

  2. Desenvolvimento da IDEIA

    2.1. Que qualificações/conhecimentos preciso para desenvolver a IDEIA?

    2.2. Quais os Fornecedores de matérias-primas preciso? 

    2.3. Posso subcontratar partes da produção?

 

Depois de recolhida a informação mais detalhada sobre o mercado e sobre a IDEIA, é necessário analisar a sua viabilidade. Para isso será necessário passar à fase seguinte: 

 

1. Custos de Produção/ de Prestação do Serviço

    1.1. Matérias-primas

    1.2. Embalagens

    1.3. Empregados

    1.4. Distribuição

    1.5. Rendas

    1.6. ...

2. Custos de Investimento

    2.1. Equipamentos, máquinas

    2.2. Instalações

    2.3. Viaturas de Distribuição

    2.4. ...

3. Preço Indicativo (para oproduto ou serviço)

    3.1. Preço de Produtos concorrentes ou substitutos?

    3.2. Qual o preço de "break-even"? (o preço a que com base nos custos todos - fixos e variáveis - não ganho nem perco     dinheiro - tenho luxro zero)

    3.3. Face as características da IDEIA que preço é que acho que podia ser cobrado?

4. Quantas unidades de produto (horas para os serviços) acho que consigo vender?

 

Depois da recolha desta informação vem uma parte mais técnica que é a analise da viabilidade da IDEIA em termos económicos e financeiros. É necessário organizar as informações anteriormente recolhidas e "traduzi-las" em valores para que se possa testar a viabilidade económico-financeira da IDEIA

 

1. INVESTIMENTO

    1.1. Quanto preciso?

    1.2. Quanto dinheiro tenho para Investir?

    1.3. Quanto preciso de Financiamento?

    1.4. Existem alguns subsídios para a minha actividade?

    

2. VENDAS

    2.1. Preço

    2.2. Quantidade

 

3. CUSTOS

    3.1. Custos de produção

    3.2. Custos de promoção/publicidade

    3.3. Amortizações de Equipamento

    3.4. Custos Financeiros

    3.5. Impostos

 

Contruímos um plano de negócios que deverá incluir todas as nossas conclusões quanto à viabilidade da IDEIA desde factores qualitativos  a quantitativos. Incluíra uma demonstração de resultados ( qual o lucro que obtenho ano a ano), um balanço (qual o património do negócio no final de cada ano) e uma demosntração de fluxos de caixa (quanto dinheiro entrou e saiu durante a actividade).

 

Da análise da evolução do plano de negócios será concluído das probabilidades de viabilidade da IDEIA de negócio.

 

Depois vem a parte de formalização:

1. Constituição de empresa

    1.1. por quotas

    1.1. anónima

    1.2. unipessoal

2. Contratualizar rendas

3. Contratos de Fornecimento

 

E BOA SORTE